Esta dúvida acompanha muitos alunos e profissionais de saúde.
Quero emagrecer! Mas como treinar?
Existe um gráfico metabólico que, no meu ponto de vista, originou o mito que para emagrecer é necessário realizar exercícios aeróbicos como corrida, natação ou ciclismo:
Este gráfico representa a fonte energética predominante em cada fase da atividade física, gerando o mito: para queimar gordura (lipólise) devemos praticar atividade com mais de 45 minutos de duração, pois só após este tempo é possível queimar gordura.
O gráfico está correto, a queima de gordura durante a atividade física é maior nesta fase, porém o que realmente importa é a balança energética estar negativa.
Ou seja, gastar mais energia do que consome (como na representação ao lado)
Desta forma:
Se você ingerir 2.000 kcal por dia e gastar 2500, estas 500 calorias vão ter que sair de algum lugar, e a principal reserva que será utilizada é a gordura.
Por que a musculação convencional não emagrece?
A resposta é simples, em uma sessão de musculação convencional você passa mais tempo em repouso que praticando exercícios!
Ex:
Sessão convencional:
10 exercícios
3 séries
15 repetições (30 segundos)
temos: 10 x 3 x 30seg = 900 segundos = 15 minutos
Ou seja em uma sessão de exercícios convencionais que nós dedicamos 1 hora, praticamos apenas 15 minutos de exercícios. Além disso, estes exercícios geralmente envolvem músculos isolados, consumindo ainda menos energia.
Minha proposta:
- Exercícios anaeróbicos (funcionais)
- Sem intervalo
- Alternando os grupos musculares
- Contraindo vários grupos musculares ao mesmo tempo
- Intensidade elevada
Utilizando esta fórmula conseguimos gerar um alto gasto calórico melhorando a resistência aeróbica, juntamente com a resistência muscular.
Aumentando a força muscular e melhorando o tônus, consequentemente aumentamos o potencial de gasto calórico durante a atividade, facilitando o emagrecimento.
Aurélio Alfieri
Personal Trainer em Curitiba
Comments